Como jogar pôquer?

O ex-jogador e comentarista de poker, Mike Sexton, cunhou a celebre frase: “O nome do jogo é no-limit Texas Hold’em, o jogo que leva um minuto para aprender mas a vida inteira para dominar.” Conhecido como o embaixador do poker, Sexton faleceu aos 72 anos, em setembro de 2020, vítima de um câncer, mas as palavras que ele usou para definir o poker continuam muito vivas e atuais.

Acompanhar esse texto com atenção vai demorar um pouquinho mais de um minuto, mas com certeza, se você não sabe nada sobre o mais fascinante dos jogos de baralho, quando terminar a leitura já poderá se aventurar nesse mundo incrível.

Para jogar poker hoje em dia, mais precisamente a modalidade Texas Hold´em, a mais conhecida entre todas as existentes, é preciso de um baralho completo sem os coringas. São 52 cartas sendo 13 de cada um dos quatro nipes.

Importante ressaltar que não existe uma valorização dos nipes, ou seja, os quatro possuem o mesmo valor, mas existe uma hierarquia de força nas cartas, sendo o A (Ás) a mais forte, seguido pelo K (Rei), a Q (Dama), J (Valete), o dez, até a mais baixa, o 2.

Além das cartas, é preciso providenciar um jogo de fichas, mas que pode ser adaptado para moedas, grãos de feijões, macarrão cru, ou o que você tiver na mão, basta usar a imaginação, não precisa gastar um dinheirão comprando um fichário daqueles profissionais para dar os primeiros passos.

O Texas Hold´em e outras modalidades do poker podem ser divididos em duas vertentes. Uma delas é o cash game, onde as fichas possuem o valor real do dinheiro e na outra, que é encarada como um esporte da mente, temos os torneios ou campeonatos. Neles o grande campeão leva a maior fatia da premiação acumulada através dos valores cobrados de buy-in, também conhecidos como entradas no torneio.

Dito isto, vamos explicar a dinâmica básica do jogo, começando com o objetivo de cada rodada:  ganhar as fichas apostadas que são depositadas no centro da mesa. Para isso é preciso fazer os adversários desistirem da mão no que chamamos de fold ou ter a melhor combinação de cinco cartas dispostas no jogo na maneira como vamos apresentar.

Cada jogador recebe duas cartas fechadas individuais, apenas ele sabe quais elas são e as mesmas devem permanecer com o dorso virado para cima. Em seguida o crupier, também chamado de dealer, responsável por comandar a mesa e as apostas, apresenta as primeiras três cartas comunitárias chamadas de flop. Depois mais uma carta é revelada, o turn. Por fim, chegamos à quinta carta comunitária conhecida como river.

Combinadas entre si, as cartas individuais e as comunitárias constituem as mãos (conjunto de cartas pertencentes aos jogadores a cada rodada) que vencem uma as outras. Cada mão é sempre formada pela melhor combinação de cinco cartas, podendo o jogador usar uma, duas, ou até mesmo nenhuma das cartas individuais.

Existem dez mãos possíveis na modalidade de poker que estamos apresentando. Começando pela mais fraca temos a carta alta, quando nenhuma combinação é formada. Em seguida vem o par, com duas cartas iguais e logo depois dois pares, ou seja, a combinação de duas cartas iguais duas vezes. Isso pode parecer um bom jogo e difícil de acontecer, mas ocorre com uma frequência maior do que se possa imaginar.

Os dois pares são derrotados por uma trinca, três cartas iguais, que por sua vez perdem para uma sequência ou straight, quando cinco cartas são colocadas numericamente em sequência sem serem do mesmo nipe. Nesse caso existe uma particularidade: o A (Ás) pode ser usado tanto antes do 2, como depois do K, formando A-2-3-4-5 ou 10-J-Q-K-A.

A próxima mão de valor é o flush, quando cinco cartas do mesmo nipe não importando a ordem são apresentadas. Em seguida aparece o famoso full house, a combinação de uma trinca com um par. Na ordem que segue temos a quadra, quatro cartas iguais e logo depois o straight flush, cinco cartas do mesmo nipe em sequência. Por fim, o jogo mais valioso é o royal straight flush; quando é formado uma sequência de dez a Ás do mesmo naipe.

Ainda em relação às mãos é preciso explicar que em caso de um empate com um ou mais jogadores vence aquele que tiver a carta maior, o par maior, a trinca maior, a sequência mais alta, o flush com a carta maior, o full house primeiro aquele de trinca maior e depois a do par, além é claro da quadra maior e do straight flush maior.

COMO JOGAR ONLINE

Os primeiros passos para jogar presencialmente já foram ditos, mas a verdade é que nos dias de hoje, muitos jogam poker mesmo é na internet, através das dezenas de salas online que oferecem os mais variados tipos de competições, algo de começou em 1998, com o site Planet Poker, criado pelo empresário Mike Caro.

No ano seguinte surgiu um concorrente: o Paradise Poker. Aperfeiçoando os problemas técnicos do site pioneiro a novidade logo caiu no gosto dos jogadores e em pouco tempo eles já estavam com o triplo de usuários do Planet Poker, no entanto, a internet realmente acabou dando um boom nesse jogo de cartas em 2003, três anos depois que o site Poker Stars foi criado.

Para jogar poker de forma online basta procurar o site que mais te agrada, fazer um deposito por boleto ou cartão de crédito e mostrar tudo o que aprendeu nesse artigo. Ainda existe a opção em muitas de salas de praticar com dinheiro fictício enquanto ganha segurança para realmente desembolsar algum valor financeiro.

Bora pro jogo!