História do Coritiba
O Coritiba é o clube mais antigo do futebol paranaense, e também um dos mais tradicionais da Região Sul. Fundado em 12 de outubro de 1909, o Coxa é o único dos três principais times da capital paranaense que não surgiu a partir da fusão de outros clubes.
Na verdade, fundir dois clubes para fundar o Coritiba era algo improvável, já que o alviverde é o primeiro clube de futebol da história do estado. Os fundadores do Coxa foram imigrantes e descendentes de alemães da cidade de Curitiba, e o primeiro nome da equipe foi “Teuto-Brasileiro” – uma referência ao Clube Ginástico Teuto-Brasileiro Turnverein.
Além do pioneirismo, o Coxa também foi o time paranaense que mais conquistou títulos durante o século XX. Por conta disso, o verdão é o maior campeão estadual do Paraná, e também o primeiro clube do estado (e da região sul) a conquistar um título nacional.
Títulos e conquistas
Os primeiros títulos do Coritiba vieram logo na década de 1910, com as conquistas do Campeonato Paranaense de 1916 e o Torneio Início do Paraná de 1920. Nos anos seguintes, o Coxa seguiu acumulando títulos e se tornando uma das maiores forças do Sul do Brasil.
No Campeonato Paranaense, o alviverde conquistou títulos em todas as décadas, e assim chegou às atuais 38 taças que fazem do clube o recordista do estado. A “década de ouro” do Coritiba foi a de 1970, quando o time teve importantes conquistas estaduais, nacionais e internacionais.
No estado, o Coxa conquistou um hexacampeonato em sequência entre os anos 1971 e 1976. Naquela década, as únicas vezes em que o verdão não levou o título paranaense foram em 1977 e 1980, marcando um impressionante domínio no estado.
Nesse mesmo período, o Coritiba se tornou o primeiro clube do Sul do Brasil a vencer um campeonato a nível nacional. A façanha aconteceu após o Coxa se sagrar campeão do Torneio do Povo de 1973, competição que reunia os clubes com maiores torcidas de seus respectivos estados.
Um ano antes, em 1972, o clube recebeu a Fita Azul Internacional, um título de honra concedido pela CBD (Confederação Brasileira de Desportos) aos clubes que realizavam excursões internacionais e voltavam invictos ao Brasil.
Na década de 1980, o Coritiba conquistou o maior título de sua história centenária: o Campeonato Brasileiro de 1985. Com a conquista, o alviverde se tornou o primeiro clube paranaense a ser campeão brasileiro. Além disso, o título ainda garantiu vaga na Libertadores de 1986, e o Coxa também foi o primeiro time do estado a disputar o torneio.
Apesar do Maracanã lotado (91 mil pagantes) torcendo contra, o Coxa venceu a final contra o Bangu nos pênaltis. Por conta dos péssimos resultados na primeira fase da competição, o Coritiba se tornou o único clube do mundo que campão nacional com um saldo de gols negativo.
No século XXI, o Coxa ainda conquistou mais dois títulos nacionais, as Séries B do Brasileirão de 2007 e 2010, e um recorde mundial de vitórias consecutivas em 2011.
Desempenho nos últimos anos
Na primeira edição do Campeonato Brasileiro por pontos corridos, em 2003, o Coritiba fez ótima campanha e fechou a competição na quinta colocação. Com isso, conquistou o direito de voltar a disputar a Libertadores da América em 2004.
Entretanto, em 2005 o clube caiu para a Série B do Brasileirão e voltou somente em 2007, quando foi campeão. Dois anos depois, em 2009, apesar de o Coritiba comemorar o seu centenário, a temporada terminou com um novo rebaixamento para a segunda divisão.
Para piorar, um incidente com vândalos no jogo do rebaixamento, contra o Fluminense no Couto Pereira, causou ao clube uma perda de mando de campo em 10 jogos na Série B de 2010. Mesmo assim, o Coxa fez ótima campanha e mais uma vez voltou à elite como campeão do torneio.
Nos anos seguintes, o alviverde montou ótimas equipes e colecionou conquistas importantes. Entre 2010 e 2013, o Coritiba foi tetracampeão paranaense.
Em 2011, o clube se tornou o primeiro paranaense a chegar à final da Copa do Brasil, mas acabou perdendo para o Vasco. No ano seguinte, foi finalista da Copa do Brasil pelo segundo ano consecutivo, mas ficou com o vice-campeonato mais uma vez, dessa vez contra o Palmeiras.
Mas talvez a conquista mais marcante do Coxa no período foi o recorde mundial de vitórias seguidas conquistado em 2011. Ao todo, foram 24 vitórias consecutivas, o que incluiu um título invicto do Campeonato Paranaense. O recorde só foi “quebrado” em 2015, quando o Guinness Book mudou as regras e a conquista ficou com o Ajax de Johan Cruyff, que acumulou 26 vitórias seguidas entre 1971 e 1972.
Principais jogadores
- Duílio (maior artilheiro);
- Jairo (jogador que mais atuou pelo Coritiba);
- Fritz Essenfelder;
- Dirceu Krüger;
- Alex;
- Dirceu;
- Cláudio Marques;
- Hidalgo;
- Rafael Cammarota;
- Lela;
- Fedatto;
- Pachequinho;
- Zé Roberto;
- Nilo;
- Tostão;
- Rafinha;
- Keirrison;
- Tcheco;
- Edson Bastos;
- Leandro Donizete.