Conheça a carreira de Maurílio Silva, novo técnico do Paraná Clube

O Paraná Clube anunciou a contratação de um ídolo da torcida como novo técnico para a temporada 2021. Trata-se de Maurílio Silva, 51 anos, ex-atacante que iniciou a carreira no Paraná e fez história com a camisa tricolor.

Maurílio chega para substituir Márcio Coelho, e tem a difícil missão de comandar o clube no pior momento de sua história. Os primeiros jogos à beira do gramado como técnico paranista serão pelo campeonato estadual e pela Copa do Brasil. Mas o principal desafio será a Série C, que o Tricolor volta a disputar depois de mais de 30 anos.

O curioso é que na primeira vez em que o Paraná jogou a série C, Maurílio estava iniciando sua carreira de jogador e fazia parte daquele elenco. Em 1990, o então jovem atacante estava na primeira participação do recém-fundado Paraná Clube em um campeonato nacional. O clube conseguiu o acesso logo na primeira tentativa, e desde então não voltou mais à série C.

Mas a realidade que Maurílio vivenciou com a camisa do Paraná na década de 1990, ganhando títulos e virando ídolo da torcida, é bem diferente da atual. Hoje, Maurílio terá que repetir a bem-sucedida carreira como jogador para ajudar o Tricolor a se recuperar dessa crise.

Além de Maurílio, o Paraná anunciou outro ídolo da torcida como auxiliar técnico, o ex-zagueiro Ageu Gonçalves. O elenco Tricolor se apresenta para a pré-temporada no dia 10 de fevereiro. O primeiro desafio da dupla será no dia 28 de fevereiro, nas estreia do Paraná no estadual contra o FC Cascavel.

História de Maurílio com o Paraná

O ex-atacante passou por mais de 20 clubes em sua carreira, mas tudo começou na base do Pinheiros, clube que junto com o Colorado deu origem ao Paraná Clube.

A primeira passagem de Maurílio pelo Paraná foi entre 1990 e 1992, quando o jovem atacante comandou, ao lado de Saulo, a dupla de ataque dos primeiros títulos da história do clube: o Campeonato Paranaense de 1991 e a série B do Campeonato Brasileiro de 1992.

Depois disso, Maurílio deixou o Tricolor para se juntar ao forte time do Palmeiras no início da parceria com a Parmalat, onde foi bi-campeão brasileiro em 1993 e 1994. Com o clube paulista, ainda conquistou o Torneio Rio-São Paulo de 1993 e o Campeonato Paulista de 1994.

Após as conquistas com a camisa do Palmeiras, Maurílio voltou para o Paraná e participou da campanha do tri-campeonato paranaense em 1995.

Nos anos seguintes, o atacante teve passagens por clubes da Europa e também se destacou pelo Juventude. Assim como o Palmeiras, o clube gaúcho também teve bons resultados por conta de parceria com a Parmalat, e com a camisa do Juventude Maurílio foi campeão da Copa do Brasil de 1999.

No início dos anos 2000 o atacante voltou a vestir a camisa do Paraná, onde já era ídolo, por mais alguns anos, e saiu em 2003. Em 2009, Maurílio encerrou a carreira jogando pelo Uniclinic-CE.

Carreira de treinador de Maurílio Silva

A primeira oportunidade de Maurílio como treinador foi no futebol cearense, no comando do Maranguape. Nos anos seguintes, ele passou por diversos times do estado, como Guarany de Sobral, Icasa e o tradicional Ferroviário.

A maior parte das oportunidades que Maurílio teve como treinador foram no futebol nordestino, onde treinou equipes como ASA-AL, Treze-PB e Altos-PI, clube que será adversário do Paraná na série C de 2021.

Fora do Nordeste, uma das oportunidades da carreira de Maurílio como treinador foi justamente no futebol paranaense, onde treinou o Rio Branco de Paranaguá. A passagem pelo Leão da Estradinha foi em 2018, e o clube foi finalista do primeiro turno do estadual daquele ano.

Ainda em 2018, Maurílio teve uma das atuações de destaque como treinador, quando comandou o início da campanha do título da Série D de 2018 com o Ferroviário-CE.

No ano passado, Maurílio foi campeão da Copa Alagoas com o ASA, garantindo uma vaga na série D de 2021 para o clube de Arapiraca. Antes de chegar ao Paraná, o treinador estava no Itabaiana-SE.

Ageu será auxiliar técnico de Maurílio no Paraná

Outro nome conhecido da torcida paranista é o novo auxiliar técnico do Tricolor para a temporada 2021. O ex-zagueiro Ageu Gonçalves jogou pelo Tricolor em 1993, depois entre 1995 e 1999, e ainda voltou a vestir a camisa do Paraná em 2000, 2003 e 2004.

Como jogador, Ageu participou de quatro títulos no histórico pentacampeonato paranaense entre 1993 e 1997, e também da conquista do Módulo Amarelo da Copa João Havelange em 2000.

Além disso, Ageu já trabalhou como auxiliar técnico do Tricolor em 2011, e ocupou o mesmo cargo no Cruzeiro e no Palmeiras. No futebol paranaense, Ageu teve oportunidades como treinador do Grecal, Cascavel e São Joseense, seu trabalho mais recente.