O Paraná entrou em campo nesta terça-feira (26) contra o já rebaixado Oeste, em jogo válido pela 37ª rodada, com chances mínimas de se manter na série B. O Tricolor precisava vencer seus dois últimos jogos e contar com uma improvável combinação de resultados, mas não conseguiu fazer nem a sua parte e terminou a partida rebaixado para a Série C pela primeira vez em sua história.
Jogando fora de casa, na Arena Barueri, o Paraná pressionou o adversário desde os primeiros minutos de jogo. Lanterna do campeonato e já rebaixado para a terceira divisão, o time paulista entrou em campo com um time alternativo, repleto de garotos da base, e terminou vencendo o jogo por 1 a 0.
Assim como vinha acontecendo nas últimas rodadas, a partida ficou marcado pelos erros e gols perdidos pelo Tricolor. Desde os primeiros minutos, foram diversas chances claras de marcar, mas faltou qualidade para aproveitar as falhas na zaga do Oeste. Bruno Lopes, o camisa 9 paranista, foi quem mais desperdiçou chances.
No fim, após tantas tentativas frustradas do Paraná, foi o Oeste quem marcou. O time paulista pouco incomodou o goleiro Renan durante a partida, mas conseguiu achar um gol de falta aos 44 minutos do segundo tempo, com Raí Ramos, e sacramentar a queda do Paraná para a Série C.
Entretanto, mesmo que tivesse vencido o jogo, o Tricolor encerraria a rodada rebaixado. Isso porque o time precisava vencer Oeste e Cruzeiro, na rodada final do campeonato, e torcer para o Vitória perder seus dois últimos jogos. Mas o clube baiano venceu o Botafogo-SP no Barradão, e também sacramentou a queda do Figueirense para a série C 2021.
- Veja também: Betsson faz lançamento antecipado do Fruit Shop Megaways.
Com Paraná e Figueirense, série C 2021 já está definida
Em 30 anos de história, essa será a segunda vez que o Paraná irá disputar a série C. Mas esse é o seu primeiro rebaixamento para a terceira divisão, pois a primeira participação foi meses após sua fundação, em 1990. Aquela foi a primeira participação do Tricolor em uma competição nacional, e o time já conseguiu um acesso após encerrar na terceira colocação.
Mas em 2021 a realidade será bem diferente para o Paraná. Se há 30 anos ele iniciava uma trajetória de sucesso e ascensão durante a década de 1990, hoje o clube vive o pior momento de sua história. Além disso, a própria série C é um campeonato bem diferente daquele de 1990, pois aquela era apenas a terceira edição da competição.
Com o rebaixamento de Paraná e Figueirense, os 20 clubes da série C 2021 já estão definidos. A região Sul conta com outros três participantes, Criciúma-SC, Ypiranga-RS e São José-RS. Sete clubes são do Sudeste: Tombense-MG, Volta Redonda-RJ, e cinco do estado de São Paulo, os rebaixados Botafogo e Oeste, o remanescente Ituano, e outros dois que vieram da série D, Novorizontino e Mirassol.
Os demais participantes serão: Santa Cruz-PE, Paysandu-PA, Manaus, Jacuipense-BA, Ferroviário-CE, Botafogo-PB, Altos-PI e Floresta-CE.
Formato da competição ainda não está definido
Mas se os participantes já são conhecidos, ainda não se sabe como ficará o formato da competição. Isso porque a série C costuma ser dividida em dois grupos regionais com 10 participantes cada, um com times do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, e outro com Sul e Sudeste.
Entretanto, esse ano o primeiro grupo tem 8 clubes, e o segundo 12. Com isso, a principal expectativa é que Tombense e Volta Redonda disputem a competição no primeiro grupo. Outra possibilidade, que já foi sugerida por alguns clubes, é disputar o campeonato em formato “todos contra todos” em turno e returno, como acontece nas série A e B.
No atual formato, os clubes disputam turno e returno dentro do próprio grupo, e os quatro primeiros colocados de cada chave se enfrentam em dois quadrangulares na fase seguinte. Na segunda fase, há uma nova disputa de turno e returno dentro dos grupos, e os dois primeiros colocados garantem o acesso para a série B. Além disso, os líderes de cada chave disputam o título em jogos de ida e volta.
Paraná será a ‘quinta força’ do estado em 2021
Com o rebaixamento para a série C, o Paraná fica abaixo de quatro clubes do estado em divisões nacionais: Athletico, Coritiba, Operário e Londrina. Desde que chegou às principais divisões do campeonato brasileiro, essa é a primeira vez que o Tricolor fica abaixo de outros times além da dupla Athletiba.
O Athletico está praticamente garantido na série A de 2021, e pode ser o único paranaense na elite do Brasileirão. Isso porque o Coritiba é o atual 19º colocado na tabela de classificação, 8 pontos abaixo do primeiro time fora da zona do rebaixamento faltando seis rodadas para o fim do campeonato.
Caso se confirme o rebaixamento, o Coxa irá enfrentar na série B o Operário de Ponta Grossa, que fez boa campanha e se manteve na competição, e o Londrina, que garantiu o acesso na série C 2020.